top of page
Processo Criativo_edited.jpg
sobre mim.jpg

Já que posso começar contando sobre minha especialidade pessoal, antes de adentrar o assunto sobre a jornada profissional, inverterei a ordem, pois considero mais relevante a paixão que me conduziu até aqui, sendo esta paixão a temática sobre a essência humana. Meu interesse nasceu de um sentimento de falta inexplicável ainda na infância, chamei esse sentimento de "dor na alma" e essa foi a semente que me levou a investigar meu mundo subjetivo desde muito cedo. Era um incômodo que me impulsionou a buscar conhecimentos acerca da saúde emocional. Sem delongar aqui sobre essa busca, fui explorando assiduamente esse território antes desconhecido, e na fase adulta tenho a possibilidade de tirar algumas conclusões sobre esse tema na minha vida; a dor na alma foi cuidada e curada e entendi que o autoconhecimento é um trabalho diário de autoregulação.

​

A pintura entrou na minha vida, em um segundo momento como uma possibilidade de encontro comigo na relação com o outro. Uma oportunidade que me chamou a enxergar o outro e entender que aquela linha que une duas pessoas em um ideal romântico é, na verdade, toda tracejada, abstrata e nada concreta. Fui percebendo que as relações são construídas nos tracejos dessa linha, nos respiros do contrato, nas brechas do testamento, no lugar onde ninguém te controle. É necessário o espaço para nos expressarmos e a arte é esse meu espaço criativo além de um estímulo diário.

​

Me abrir ao outro sempre foi um desafio que a muito, me proponho trabalhar e como nenhuma caminhada é solitária, o mais importante dela é quem encontramos na jornada e aí começa a história da minha trajetória profissional.

Me formei designer de moda pelo centro universitário Una em Belo Horizonte, 2009. Trabalhei por 8 anos na área em uma fábrica familiar chamada Fino Trato, nesse período assimilei muito conhecimento acerca do enpreendedorismo e pude compreender a complexidade que envolve ser proprietária de uma empresa. Fui estudar mais sobre empreendedorismo e em 2018 começei a produzir pinturas já pensando em empreender na área. O processo foi fluindo em paralelo com o trabalho na área de moda, e quando ganhou robustez, fiz a transição de carreira. Estou a cinco anos atuando como artista visual desenvonvendo murais, pinturas-retratos e criações simbólicas através da técnica de pintura em aquarela.

Em 2021 me apaixonei pela arteterapia de abordagem Junguiana e imgressei na pós-graduação pela integrarte/Favi. Nesse período também fiz nove meses de estágio como arteterapeuta no CREAS ( cenro de referência de assistência social) na cidade de Sabará, atendendo o público de mulheres vítimas de violência de gênero. Nesse contexto o atendimento arte-terapêutico tinha como objetivo trabalhar a autoestima, a indepêndencia emocional e o empoderamento feminino através de técnicas expressivas diversas ( desenho, pintura, colagem, música).

Por fim, em 2023 senti uma vontade de dar inicio a especialização em Psicologia Analítica também na Integrarte, para dar um suporte teórico reforçado para minha prática em arteterapia.

 

Esse foi o caminho concreto e objetivo que trilhei em consonância com um outro lado que me habita muito intuitivo e sensível, e que encontrou equilíbrio e sentido nesse caminho do meio.

​

calages.png
camilalages.png
bottom of page